Doenças Alérgicas

Imunodeficiências


O que é?

O sistema imune consiste de uma rede de mecanismos, formado por componentes celulares e humorais capazes de manter a integridade do organismo contra a agressão por micro-organismos. A atuação do sistema ocorre pelo reconhecimento dos patógenos, por meio de receptores de superfície em células T e por anticorpos de superfície nos linfócitos B.


Defeitos em um ou mais componentes do sistema imunológico podem causar doenças chamadas imunodeficiências.


Essas doenças se dividem em dois grupos:


1) Imunodeficiências primárias
Uma série de doenças raras apresenta uma maior suscetibilidade às infecções desde a infância. Muitos destes distúrbios são hereditários e são autossômica recessiva ou ligada ao X. Há mais de 80 reconhecidos síndromes de imunodeficiência primária, que são geralmente agrupados por parte do sistema imunológico que não está funcionando corretamente, como linfócitos ou granulócitos.


Os 10 Sinais de Alerta para Imunodeficiência Primária na Criança adaptados para o nosso meio são:

1- Duas ou mais Pneumonias no último ano;

2- Quatro ou mais episódios novos de Otite no último ano;

3- Estomatites de repetição ou Monilíase por mais de dois meses;

4- Abscessos de repetição ou ectima;

5- Um episódio de infecção sistêmica grave (meningite, osteoartrite, septicemia);

6- Infecções intestinais de repetição / diarréia crônica;

7- Asma grave, Doença do colágeno ou Doença auto-imune.

8- Efeito adverso à vacina do BCG e/ou infecção por Micobactéria

9- Manifestações clínicas sugestivas de síndrome associada à Imunodeficiência

10- História familiar de imunodeficiência


2) Imunodeficiências secundarias ou adquiridas

Deficiência imunológica também pode ser o resultado de processos externos em particular ou doenças, o estado resultante é chamado de “secundário” ou “adquirida” imunodeficiência. As causas mais comuns de imunodeficiência secundária são desnutrição, envelhecimento e medicamentos em particular (por exemplo, quimioterapia, drogas modificadoras da doença reumático, imunossupressores após transplantes de órgãos, corticóides). Muitas doenças específicas, direta ou indiretamente prejudicar o sistema imunológico. Isto inclui muitos tipos de câncer, particularmente aqueles da medula óssea e células do sangue (leucemia, linfoma, mieloma múltiplo), e certas infecções crônicas. Imunodeficiência também é a marca da síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS), causada pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV). HIV infecta diretamente um pequeno número de células T helper, e também prejudica outras respostas do sistema imunológico de forma indireta.


Diagnóstico

História clínica, hemograma completo, dosagem do nível sérico das Imunoglobulinas (IgA, IgM, IgG e IgE) . Quando as concentrações de Imunoglobulinas e das sub-classes estiverem normais em crianças com infecções de repetição, recomenda-se uma investigação mais ampla da imunidade humoral, através da dosagem de anticorpos específicos contra antígenos vacinais protéicos e polissacarídicos, de preferência 4 a 6 semanas após a vacinação. Níveis de complemento, Linfocitos T CD3, CD4, CD8, entre outros.


Tratamento

O tratamento de imunodeficiências primárias depende da natureza do defeito, e pode envolver infusões de anticorpos, uso de antibióticos a longo prazo e (em alguns casos) o transplante de células-tronco. Já o tratamento da imunodeficiência secundária consiste no controle da doença de base, uso de antimicrobianos e exclusão de causas especificas.


Rua Manuel da Nóbrega, 354 - cj 85 - Paraíso - SP

contato@portaldaalergia.com.br

CLÍNICA

(11) 3287-4144

AGENDE VIA WHATSAPP

(11) 98553-6781